Tudo para ser feliz

A busca pela felicidade é algo que faz parte da natureza humana, independentemente de idade, cor, credo, nível social, etc. Todos querem ser felizes, o que muda é o tipo de felicidade que se deseja ter e a forma de como obtê-la.

Há quem estabeleça como meta de felicidade um bom casamento, filhos maravilhosos, boa moradia, situação econômica estável, muita saúde, entre tantas outras coisas. A lista é grande. O consenso é que se tivermos tudo isso ou parte disso seremos felizes. Ao conseguirem tudo isso, muitos se consideram felizes, enquanto outros, apesar de terem até mais que isso, não são felizes – tornam-se pessoas frustradas, caem em depressão, chegam a matar seus semelhantes ou até a se suicidar. Por que as coisas acontecem desse jeito?

A resposta é simples: todos nós buscamos felicidade eterna, mas se encontramos felicidade temporária, isso não nos satisfaz. Todos os elementos citados, como beleza, dinheiro, fama, etc., são temporários. A beleza some com o tempo, e ao apoiarmos nosso sentimento de felicidade nesse fator, então quando a idade chegar a certo ponto e aquela beleza se for, então não seremos mais felizes.

Para sermos felizes para sempre, teríamos que buscar a felicidade em coisas eternas, não em coisas temporárias. Hoje em dia, por exemplo, há quem dispense muito tempo, energia e dinheiro em beleza estética. É natural que alguém queira ter um corpo belo e atraente, mas o esforço excessivo para perpetuar essa beleza e juventude, ambas temporárias, não é produz resultados satisfatórios. Chega-se a casos extremos de pessoas que morrem em cirurgias de embelezamento corpóreo, como lipoaspiração e outras similares. Tudo para perpetuar algo que por si só muda com o tempo.

Enquanto vivemos neste mundo, precisamos lidar com assunto como alimentação, vestuário, cuidados com o corpo, desenvolvimento econômico, etc. O que se recomenda, porém, é que não fiquemos focados apenas nesses tópicos, mas também cuidemos de nossa alma e de nosso relacionamento com Deus – esses, sim, são assuntos de maior relevância por serem de natureza eterna.

Suponha um bom investimento imobiliário, financiado em trinta anos: um belo apartamento de gelo, que ao longo dos anos irá se derreter gradualmente, sem que você perceba. Com manutenção, poderá durar muitos anos, mas dia irá se derreter, e todo o seu investimento irá se tornar água – literalmente. Se você não gosta de um imóvel de gelo, há de outros tipos – um castelo de areia na beira do mar, um castelo de cartas, ou uma casa de palha pegando fogo.

Esses exemplos parecem absurdos, mas quando construímos nossa felicidade em alicerces frágeis, temporários, todos os nossos esforços para sermos felizes se tornam similares a esses investimentos, ou seja, somem com o tempo. Mas tudo é questão de gosto. Ou de conhecimento.

 

(Imagem: Bedneyimages / Freepik)

52 comentários em “Tudo para ser feliz”

  1. You made some good factors there. I viewed on the net for the issue and also discovered most people will certainly accompany with your site. Jamie Vidra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *