Que é o Karma?

Suponha alguém jogue uma bola em uma parede. A bola irá retornar na força e direção proporcionais  ao seu arremesso – mais força, menos força, mesma direção, outra direção -, o importante é que virá como uma consequência de como foi jogada. Quanto a isso, a pessoa não pode reclamar; o  que pode fazer é controlar seu arremesso para que venha no impulso e direção que ela deseje.

De forma similar funciona a lei do karma. Tudo o que fazemos gera uma reação, boa ou má a depender da ação executada, mas o certo é que a reação virá. Geralmente não percebemos esse processo porque nem sempre a resposta vem de imediato, às vezes demora, a depender de cada ação. Pode vir nesta vida ou na próxima, mas virá. Devido a que uma reação não se apresente de imediato é que pessoas que não conhecem a lei do karma não percebam sua existência. É como um criminoso que acha que não será preso porque a polícia não o prendeu de imediato – somente quando é preso, às vezes anos depois, é que percebe o castigo iminente.

O karma pode gerar uma reação boa ou má. O conceito de bom ou mau depende do conceito de cada pessoa. Para uns, bom karma é ganhar dinheiro e ter uma vida confortável, para outros é ser famoso, belo, inteligente, e assim por diante. Mau karma é o contrário de tudo isso. Existe também a ausência de karma, que explicaremos em outra postagem.

Tudo depende do ponto de vista de cada um. Os materialistas querem viver bem neste mundo e, se possível, viver eternamente com esses confortos, rodeado de seus familiares e amigos. Os espiritualistas também querem ser felizes neste mundo, mas sabem que não viverão aqui para sempre, já que tudo é temporário, e principalmente que, após a morte, poderão alcançar Deus para conviver com Ele em felicidade plena por toda a eternidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *